O Brasil é um grande celeiro de jovens sedentos por esportes, sendo o futebol a preferência nacional, o que não é novidade! Muitos destes talentos estão “escondidos” nas comunidades e por suas condições limitadas, acabam apenas jogando uma “pelada” sem muito compromisso.
É um desperdício deixa-los ocultos e a própria sorte! Desta forma, nos unimos e fundamos a Escolinha Canela de Ouro, que tem como principal objetivo ocupar o tempo ocioso desses talentos e transforma-los em cidadãos do bem, o craque será uma consequência.
Escola de Futebol para crianças de 06 a 13 anos de idade, idealizada pelo empresário/advogado Nerivaldo Lira Alves, mantida pela OSCIP AMIGOS DA EDUCAÇÃO que a 8 anos desenvolve vários projetos. Voltada para moradores de comunidades carentes (obrigatória a comprovação de moradia), devidamente matriculadas no ano letivo, com aprovação de CR (Coeficiente de Rendimento).
Visão:
Prestar serviços solidários com excelência ás crianças carentes das principais capitais.
Missão:
Estar entre as maiores escolas de futebol.
Valores:
Comprometimento
Harmonia
Criatividade
Determinação
Ética.
Futebol No Brasil
O futebol no Brasil é crucial para o país. Foi introduzido por Charles Miller, um jovem brasileiro que, após viagem pela Inglaterra, trouxe consigo duas bolas de futebol e passou a tentar converter a comunidade de expatriados britânicos da cidade de São Paulo de jogadores de críquete para futebolistas, criando um clube de futebol no Brasil.
O futebol rapidamente se tornou uma paixão para os brasileiros, que frequentemente referem-se ao país como “a pátria de chuteiras” ou o “país do futebol”. Segundo pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, o futebol movimenta R$ 16 bilhões por ano, tendo trinta milhões de praticantes (aproximadamente 16% da população total), 800 clubes profissionais, 13 mil times amadores e 11 mil atletas federados. (fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).
Campo na Ilha do Governador
As crianças irão treinar em um campo de futebol com tamanho padrão (profissional) que será dividido em áreas para maior aproveitamento. Tendo em vista que a resistência dos alunos será trabalhada em dias alternados, quando haverá jogo na totalidade do campo.
“A constituição Federal em seu artigo 227 e o Estatuto da criança e do adolescente em seu artigo 4º estabelece como dever da família, da Sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, direitos e à convivência familiar e comunitária.”
Apresentação
“Todos podem reunir-se pacificamente. (…) É assegurado a todos o acesso à informação.(…) É livre a expressão de atividades intelectual, artística, científica e de comunicação. (…)Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais. (…)Construir uma sociedade livre,justa e solidária”Constituição da República Federativa do Brasil.
O projeto “Canela de Ouro” tem como meta ocupar o tempo dos jovens moradores de comunidades, que ao saírem da escola, muitas vezes ficam “largados” na rua e quem sabe até mesmo em companhias não muito confiáveis. Com a marginalidade oferecendo um mundo “perfeito”, cheio de “facilidades” e ocultando o verdadeiro monstro que está por vir. Vícios, tráfico, roubo, até mesmo perder da vida!
Queremos que os jovens vivam seu presente visando um futuro não só de sonhos, mas que possam busca-los, e o futebol está nos sonhos de muitos meninos. O objetivo principal é socializar, capacitar, preparar, criar um espírito competitivo saudável e aprender a superar desafios.
Objetivo Geral
“É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violão dos direitos da criança e do adolescente.” Art.70 do estatuto da criança e do adolescente
O objetivo geral do projeto, pelo período mínimo de 12 meses, é a utilização da arte, assistência social e pedagógica como instrumento de garantia e proteção dos direitos fundamentais de 100crianças e adolescentes, que estão vulnerabilizados pela situação de pobreza e exclusão social. Além disso, o apoio e fornecimento da cidadania dos núcleos familiares, que tem em média quatro membros, totalizando assim um número mínimo de 500 pessoas atendidas diretamente, irá promover o protagonismo da população atendida na construção de uma comunidade atuante e orgulhosa que lute por seus direitos, construa oportunidades, afirme sua cidadania e desenvolva sua vida e de sua comunidade.
Critérios para Seleção das Crianças
Os critérios: Que as crianças, adolescentes e seus familiares sejam moradores de comunidades.
Processo de seleção: No processo de seleção será levado em conta o comprovante de residência apresentado no ato da inscrição.
Pré-Requisito: Crianças e adolescentes precisam está frequentando regularmente a escola ou retomem seus estudos imediatamente, e mantenham seu coeficiente de rendimento dentro da média de aprovação.
Obs.: Não será feita cobrança de mensalidade ou qualquer outra contrapartida financeira, como prestação de serviço ou trabalho do público atendido. O projeto “Canela de Ouro” será totalmente gratuito à população atendida direta e indiretamente.
Metodologia
As aulas serão praticadas 02 (duas) vezes por semana. sendo:
Turno da Manhã
De 9h as 11h.
Turno da Tarde
De 15h ás 17h.
Plano de Ação
Para que os objetos traçados possam ser alcançados, será executado um plano de ação contemplando as seguintes etapas:
- Seleção de contratação dos profissionais envolvidos no projeto;
- Compra de equipamentos para a implantação do projeto;
- Inscrição das crianças, adolescentes e jovens a serem assistidos;
- Treinamento em campo;
- Entrega de relatórios físicos e financeiros ao financiador e aos parceiros do projeto;
- Entrega de relatórios pertinentes ao atendimento técnico diário ao financiador e aos parceiros do projeto.
Monitoramento e Avaliação
Diariamente, cada profissional técnico atenderá cerca de 20 crianças, adolescentes e jovens e anotará a freqüência das mesmas através de ficha de chamada.
Semanalmente será registrado, em forma de relatório, o comparecimento de cada aluno, bem como, possíveis observações sobre o desenvolvimento dos mesmos, propiciando com isso uma melhor avaliação, tanto por parte dos técnicos, da supervisão e da coordenação geral.
Mensalmente os técnicos encaminham à coordenação uma planilha com as atividades a serem desenvolvidas com cada aluno.
A parceria que será implementada com a rede de ensino local, mais o acompanhamento familiar serão essenciais para um eficaz monitoramento do desenvolvimento humano das crianças, adolescentes e jovens assistido.
Avaliação de Resultados e Indicadores Utilizados
Aplicar constante auto-avaliação e avaliação de resultados, conforme especificação a baixo:
- Ouvir e conhecer as necessidades das crianças, adolescente e jovens, respeitando seus objetivos e construindo em conjunto suas aspirações;
- Observação diária de cada técnico envolvido no projeto sobre os alunos;
- Promover mensalmente reuniões de avaliação entre técnicos, supervisão e coordenação;
- Mensalmente serão realizadas reuniões com os responsáveis pelos alunos, quando serão avaliados o aproveitamento das aulas e a convivência dos alunos dentro do universo familiar, escolar e social;
- Mensalmente um profissional técnico se reunirá com professores e direção das escolas, a fim de obter informações sobre o rendimento de cada aluno, sua assiduidade e aproveitamento;
- Construção de parceria, com a rede de ensino local, para que possamos ter uma melhor avaliação sobre o desenvolvimento de cada criança e adolescente assistido.
Ficha Técnica
Coordenador Técnico:
- Fábio Mássimo
Professores:
- Celso
- Luiz
- Nahum
- Leandro
Estagiários:
- Ícaro
- Gilmar
- Thiago
- André
Executivos Voluntários:
- Nerivaldo Lira Alves
- Zagalo